domingo, 20 de novembro de 2011

A mãe antiga X moderna .

Antigamente uma mãe tinha vários filhos, hoje ter dois ou mais é um encargo enorme e malabarismos para aqui e para ali para equilibrar os orçamentos e não deixar faltar nada.
Antigamente as mães eram bem diferente, claro que porque viviam em outros tempos, mas lembrei-me mais do factor "tempo".
  • Antigamente as mães tinham tempo para cuidar e estar mais com os filhos, ou não fossem elas donas de casa a tempo inteiro! Faziam as refeições todas, tinham tempo para fazer doces, geleias, bolos. Tinham tempo de cuidar da casa em todos os aspectos, usando muitas vezes coisas demoradas e artesanais, pois não existia máquina de lavar, nem fraldas descartáveis, nem batedoras, nem nada destas "modernices". Depois ainda tinham tempo para cuidar de si mesmas, tenho um livro bastante antigo de como as mulheres usavam coisas caseiras para cuidar do corpo, da pele, dos cabelos, incluindo exercícios de ginástica para não descurarem o corpo! Tinham a possibilidade de viver o mundo de ser mulher, de ser mãe, de ser esposa, e dona de uma família feliz (dentro do possível). O marido era a única fonte de rendimento e ganhava o suficiente para sustentar toda a família numerosa (que hoje não existe). Dá a sensação de que as pessoas eram mais felizes e mais saudáveis, sem tanto stress e depressões, e afins que afetam o estado geral do corpo. Claro que é muito bom que a mulher tenha a sua independência, e trabalhe e tal, mas de certo modo muitas coisas se foram perdendo... Hoje é quase impossível, ou muito difícil que um marido possa sustentar uma família sozinho, as mulheres anseiam estar com os seus filhos, mas logo aos 4 meses de idade têm de os abandonar para irem trabalhar, para assim poderem dar condições mínimas de vida à sua família. Já está tudo feito no supermercado, não se gasta tempo com essas coisas (apesar de não ser tão saudável como os caseiros que se faziam, e contem conservantes, corante e afins). O casal até gostava de ter mais filhos, mas parece que tem de pedir permissão ao seu orçamento e este dita se podes ou não ter uma família grande. Parece que somos escravos do dinheiro e ele dita as nossas vidas!
  • O que você acha sobre o assunto?
  • Dê sua opinião!!! Estou aguardando !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário